Para quem dá
aulas, o registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma
enumeração de atividades desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática
faz pensar e refletir sobre cada
decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e
adequá-lo com freqüência às necessidades dos alunos. Ao fazer o planejamento, por
exemplo, ele pode antecipar o que pretende alcançar em sala e pensar em como
trabalhar com o grupo. Já ao elaborar registros ou anotações depois das aulas,
é possível se questionar sobre o que aconteceu em classe e identificar as
conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados.
"Ao escrever, é inevitável que surjam perguntas sobre se a organização da
sala colaborou ou não para atingir os objetivos desejados. Os registros podem ser: planejamento
(atividade permanente, seqüência didática e projeto didático), de classe
(notas, pautas de observação e diários) e avaliação (relatórios individuais e
coletivos). Alguns são mais usados, como os diários, que, pela sua
flexibilidade, permitem cobrir diversos propósitos. "Eles podem ser
documentos pessoais para descarregar as próprias tensões; um instrumento de
observação, que sirva de espaço para documentar as situações interessantes que
ocorrem em classe; um dispositivo que auxilie no planejamento do trabalho do
professor com o projeto educativo em vigor; ou um recurso de investigação para
analisar os dados que se queira estudar. Os tipos de registros: Planejamento ; Comece a programar o
que falar aos alunos no encaminhamento
das atividades. Enquanto escreve deverá prever situações que podem acontecer.
De acordo com os objetivos de ensino, é possível prever diferentes modalidades
organizativas dos conteúdos:
ATIVIDADE
PERMANENTE
O que é Trabalho didático realizado regularmente
(diária, semanal ou quinzenalmente), como ler para os alunos, organizar rodas
de conversa e reservar uma aula da semana para a produção de pinturas e
desenhos no ateliê. Objetivos Familiarizar a turma com um conteúdo e formar
hábitos. Ao fazer leituras diárias, por exemplo, as crianças aprendem sobre a
linguagem escrita e desenvolvem comportamentos leitores. Organização Prever objetivos, conteúdos, duração da
atividade, materiais necessários e como será feita a avaliação.Como usar Realizar atividades permanentes não significa
fazer sempre a mesma coisa. A proposta deve ser empregada com regularidade
durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios (rodas de leitura em que
livros cada vez mais difíceis são lidos pelo professor).
O que é Série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima.
O que é Série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima.
■ SEQUÊNCIA DIDÁTICA-O que é Série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de
dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima. Objetivo Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender
e aprofundamento gradual, como o reconhecimento das características de uma
paisagem brasileira em Geografia, uma série de experiências para observar a
ação de micro-organismos em Ciências ou a leitura da obra de um autor em Língua
Portuguesa.
Organização Prever a ordem em que as atividades serão
propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do
desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação. Como usar A maioria dos conteúdos exige tempo para
aprender. Por isso, a seqüência didática é a modalidade organizativa mais
presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar a
série, garantindo a continuidade, e distribuí-los durante o ano. O número de
atividades de cada seqüência é variado, assim como o tempo de duração (ambos
dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).
■ PROJETO DIDÁTICO
■ PROJETO DIDÁTICO
O que é Conjunto de ações para a elaboração de um
produto final que tenha uso pela comunidade escolar. Uma de suas
características é envolver a turma em todas as etapas do planejamento. Objetivo Reunir conteúdos abrangentes, atingindo propósitos
didáticos e sociais. Um projeto de leitura e escrita, por exemplo, em que os
estudantes fazem um livro de receitas ensina a ler e escrever e trabalha com
valores nutricionais. Pode ter como meta mostrar à comunidade como aproveitar
as frutas regionais. Organização Prever os momentos de planejamento e de
discussão em grupo e os de trabalhos individuais. Colocar justificativas,
aprendizagens desejadas, etapas do desenvolvimento, produção, maneiras de
divulgar o produto final, duração e avaliação final. Como usar A duração é variada, mas sempre ocupa dois meses
ou mais. Por isso, o ideal é propor um ou dois por ano para cada turma.
Desenvolve-se o conjunto das atividades do projeto sem abandonar as atividades
permanentes e a seqüência didáticas.
Registros
de classe
Notas,
pautas de observação e diários ajudam a acompanhar o desenvolvimento dos alunos
e é uma fonte de aprendizado para o professor. Juliana Diamente, que dá aulas
para a 1ª série da EE Professor Flávio Xavier Arantes, em Guade São Paulo, elabora
pautas de observação ao menos seis vezes por ano: "Com elas, consigo
verificar a evolução da turma ao longo do ano e ganho dados para fazer
avaliações". Conheça os modelos de registros de classe:
■ NOTAS
■ NOTAS
O que são Anotações curtas feitas nas aulas, como frases,
comentários dos alunos, perguntas e dúvidas levantadas por eles, conteúdos a
serem pesquisados, informações para checagem etc.Objetivo Lembrar momentos importantes e não perder dados
significativos do processo de ensino e aprendizagem;Organização Deixar sobre a mesa uma prancheta, sulfites e
canetas. Não é preciso se preocupar com a ordem nem com a profundidade dos
apontamentos.Como usar Elas será à
base de planejamentos futuros, relatórios mais detalhados sobre projetos ou
atividades e dos relatórios de avaliação dos alunos.
■ PAUTAS DE OBSERVAÇÃO
■ PAUTAS DE OBSERVAÇÃO
O que são Tabelas de duas ou mais entradas, nas quais
aparecem o nome dos alunos e os conteúdos didáticos ou atitudinais a ser observados.
Objetivo Acompanhar a
evolução do aprendizado de um ou mais conteúdos ao longo do ano.
Organização Tabular os nomes e os aspectos a serem
analisados. Legendar a tabela com conceitos ou cores referentes a um estágio de
aprendizagem. Preencher durante ou logo após a atividade.Como usar De tempos em tempos, é preciso fazer a análise e
a comparação das tabelas. Quanto maior a frequência com que elas forem
preenchidas e analisadas, mais informações se tem sobre o avanço de cada
estudante e mais rápido é possível fazer intervenções.
■ DIÁRIOS DE AULA
■ DIÁRIOS DE AULA
O que são Narrativas sobre o que aconteceu na sala de
aula, tanto em relação a comentários e produções dos alunos como em relação a
si mesmo (impressões e reflexões). Objetivos Re letir sobre o planejamento e sua adequação às
necessidades dos alunos, ter pistas sobre os rumos que se pode tomar,
documentar o trabalho feito com a turma e aprofundar ideias para serem usadas
no futuro.Organização Ter um
caderno reservado para o diário (ou um arquivo no computador) e escrever nele
logo depois da aula, ou nos dias posteriores, para que os fatos não sejam
esquecidos. O mais importante é registrar o maior número possível de dados,
sempre refletindo e avaliando a prática pedagógica e não apenas listando as
atividades.Como usar Uma das
principais utilidades é o compartilhamento com o coordenador pedagógico, que
poderá, com base nas reflexões do docente, ajudar a reavaliar sua prática
pedagógica. O ideal é escrever com frequência e recorrer aos diários quando
planejar e avaliar.
Avaliação
Avaliação
Reunir o material
produzido por cada aluno e relembrar as vivências em sala para fazer um
relatório requer dedicação,esse documento que é preparado regularmente para mandar aos pais é uma das
formas de relacionar a teoria com a
prática.
■ RELATÓRIO
■ RELATÓRIO
O que é Avaliação do desempenho de uma criança ou do
grupo durante um determinado período.Objetivo Documentar o desempenho dos estudantes para
comunicar às famílias as aprendizagens.Organização Pautas de observação, notas e diários são
fundamentais na hora de elaborar os relatórios. Nas escolas onde não há um
modelo, uma dica é começar com um breve relato do que foi trabalhado com a
turma naquele período. Em seguida, para cada aluno, relatar como foi o avanço
global em relação aos objetivos iniciais. Vale lembrar que elementos como falas
e desenhos enriquecem o registro e facilitam o diálogo com a família. O coordenador
pedagógico deve aparecer com o responsável pelo documento, com quem o professor
compartilha o material e reflete sobre ele.Como usar Cada escola trabalha com uma periodicidade para
enviar a avaliação aos pais - bimestral, trimestral ou semestralmente. Em todos
os casos, é preciso começar a produção dos relatórios com antecedência, pois o
detalhamento requer tempo e reflexão.
www.nova escola.org.br
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